Gerenciar o tempo não é uma tarefa fácil. Na verdade, é uma ação difícil e requer bastante planejamento. E, nos últimos tempos, o trabalho em home office e com o empreendedorismo digital fez com que cada vez mais esse assunto fosse pesquisado e buscado pelos profissionais.
Por isso, neste artigo, você encontrará dicas de como fazer a gestão do tempo sendo um empreendedor digital, aprenderá sobre a técnica pomodoro e também descobrirá como um serviço de contabilidade pode ser essencial nessa área. Pode parecer que não tem nada a ver, não é mesmo, mas, tem sim.
O que você encontrará neste artigo:
- O que é gestão do tempo
- Como fazer a gestão do tempo sendo empreendedor digital
- Entenda o papel da contabilidade
O que é gestão do tempo
Você pode até achar que gestão do tempo é uma coisa chata, que interessa só para quem vive muito ocupado. Mas, saiba que se você é dessa turma, você está enganado. Principalmente, se você é um empreendedor digital. Afinal, sendo o seu próprio chefe ou tendo que cumprir mais de uma função, é importante ter noção de quanto tempo é necessário para cada tarefa.
E no empreendedorismo digital, onde é possível trabalhar de qualquer lugar e em qualquer horário, essa necessidade se transformou ainda mais em prioridade. E essa administração não é só para questões do trabalho, ok?
Em uma rotina de gerenciamento pessoal, por exemplo, é importante que você administre o tempo da melhor maneira possível. Assim, sobrecargas não serão percebidas e você conseguirá encontrar tempo – e irá mesmo – para todas atividades que deseja.
Mas, afinal, o que é gestão do tempo? Bom, de forma geral, a gestão do tempo engloba uma série de processos, ações, ferramentas e táticas para que você tenha o melhor cumprimento de atividades e projetos dentro de um determinado cronograma.
Há diversos teóricos que apontam a gestão do tempo como uma das estratégias mais importantes e relevantes no mundo atual. Até porque, temos cada vez mais tarefas e ações para fazer, não é mesmo?
Podemos então, definir alguns passos que são importantes para entendermos a gestão do tempo e como ela funciona.
Primeiro passo: é possível aumentar a produtividade. Mas, calma, não quer dizer que a sua produtividade irá aumentar só porque você terá mais tempo. E não quer dizer que você irá ficar produzindo sem parar, mas na verdade, você terá a chance de organizar melhor as suas falhas e terá plena noção de quanto tempo terá para cada tarefa. Além de tudo, você poderá ter mais tempo para aprender, errar, ou reinventar algum processo.
O segundo passo para entendermos como a gestão do tempo afeta o seu dia a dia é a valorização profissional que ela pode trazer. E principalmente quando falamos de empreendedorismo digital, esse é um diferencial no seu portfólio.
Nos últimos anos, por exemplo, o número de empreendedores digitais cresceu muito. E com isso, a concorrência é gigante. São muitos profissionais em busca de trabalhos, demandas, enfim. E como você pode se diferenciar? Além da sua qualidade técnica, ser organizado e saber administrar o seu tempo, priorizando tarefas e descartando alguns obstáculos.
Por último, salientamos dois passos super importantes. O primeiro deles é que há estudos que comprovam a redução do estresse e da ansiedade, por meio da aplicação de técnicas de gestão do tempo. Com isso, chegamos ao outro passo, sabendo gerir o seu tempo, saiba que você terá sim mais tempo livre e mais dedicação para investir em novos projetos.
Leia também: Imposto sobre produtos digitais: veja como calcular
Como fazer a gestão do tempo como empreendedor digital
Agora que já te explicamos o que é a gestão do tempo e quais benefícios ela pode trazer, resolvemos mostrar uma técnica bastante disseminada no mundo todo que pode te ajudar a fazer a gestão do tempo como um empreendedor digital. Para isso, te fazemos uma pergunta: você sabe o que é Pomodoro?
Se já ouviu falar ou se nunca ouviu falar, saiba que ela não é uma novidade. A técnica Pomodoro de gestão do tempo foi criada em 1980, por Francesco Cirillo. E sim, ela tem relação com tomate, e não poderia ser diferente já que o nome Pomodoro significa tomate em italiano (e também representa uma marca famosa no Brasil).
Por ser uma técnica simples e com possibilidade de ser aplicada em qualquer lugar ou área, ela tornou-se a queridinha dos empreendedores e nômades digitais. O método estabelece que você utilize um cronômetro e que divida o seu tempo de trabalho em 25 minutos, colocando pequenos intervalos entre eles. Logo abaixo, mostramos o passo a passo mais utilizado da Pomodoro:
- Escolha uma atividade
- Coloque o cronômetro em 25 minutos (se quiser mais tempo, sem problemas – inclusive, há adaptações que usam intervalos maiores)
- Trabalhe na tarefa escolhida até que o alarme toque (esse é o momento de foco total)
- Quando o alarme tocar, anote o primeiro intervalo e faça um breve intervalo de alguns segundos
- Se a tarefa não for concluída em até 4 marcações, use uma pausa de 3 a 5 minutos
- Depois de quatro fases desses intervalos, ou seja, mais ou menos 2 horas, faça uma pausa mais longa de 20 a 30 minutos
E aí, curtiu a técnica? Se você gostou, aplique ela no seu dia a dia e perceba se é a melhor estratégia para realizar enquanto empreende no mundo digital.
Entenda o papel da contabilidade
Você pode estar questionando porque uma empresa de contabilidade preocupa-se com a gestão do tempo. E agora, chegou o momento de explicarmos. Ao pensarmos nas estratégias de tempo, percebemos que muitos empreendedores digitais desconhecem esses passos e acabam criando gargalos em suas produções.
O maior gargalo enfrentado até o momento, em nossa experiência, é o da contabilidade. E para resolver, não tem jeito: o conhecimento sobre as regras contábeis é fundamental. No meio de tantas tarefas diárias, é comum que os empreendedores digitais esqueçam dessa área ou façam tudo “na correria”.
Para solucionar de vez esse gargalo, saiba que pode contar com a SeeS Contabilidade. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com a gente no WhatsApp, será um prazer atender a sua necessidade!