O custo de abrir uma empresa no Brasil varia conforme o tipo de negócio, estrutura jurídica e localização. Inclui taxas governamentais, consultoria jurídica e contábil. Compreender esses custos é essencial para garantir conformidade legal e viabilidade financeira.
Você sabe quais as etapas e os custos para abrir uma empresa?
Formalizar seu negócio oferece benefícios como direitos previdenciários, participação em licitações, condições especiais em produtos, parcerias e crédito acessível.
Mas você sabe quais as etapas e os custos para abrir uma empresa? Continue lendo esse artigo que vamos te explicar.
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Entrar em contato com uma contabilidade especializada que possa te ajudar nesse processo é o primeiro passo.
Ter apoio de um contador é vital para orientar nas etapas de abertura, evitando, erros e cobranças indevidas devido à complexa legislação.
A mensalidade da contabilidade varia conforme porte, regime tributário e complexidade da empresa, influenciando o custo conforme demanda do contador.
Hoje a média cobrada no Brasil é de R$ 200,00 a R$ 1.000,00 reais para microempresa e empresas de pequeno porte.
Aqui na SeeS Contabilidade Online, atendemos prestadores de serviço de forma segmentada, e nossos planos são a partir de R$ 198,00. Saiba mais.
Elaboração do contrato social
Primeiramente, ele comprova a existência da empresa e consta informações essenciais. Adicionalmente, apresenta regras e condições para o funcionamento da empresa, além dos direitos e obrigações legais que envolvem todos os sócios.
- Quem são os sócios;
- Participação em ações ou quotas dos sócios;
- Endereço comercial;
- Ramo de atividade da empresa;
- Definição de atividade econômica;
- Direitos e deveres de cada sócio;
- Capital social;
- Regras para entrada e saída de sócios;
- Regras de alienação do negócio;
- Previsão da criação de um Conselho Fiscal;
- Regras de distribuição de lucros ou pró-labore.
A elaboração do contrato social é geralmente feita pela parte societária da contabilidade e seu custo está incluído na taxa cobrada pela abertura da empresa, que varia de R$ 500 a R$ 1.000,00 dependendo da complexidade do negócio.
Nós da SeeS Contabilidade cobramos uma taxa de R$ 399,00 para seguir com todos os processos de abertura, como consultoria, análise e definição do regime tributário, confecção do contrato social, emissão de taxas e pedidos de registros e licenças de funcionamento.
Registro na junta comercial
A junta comercial é um órgão estadual que cadastra e valida as atividades econômicas da empresa dentro do estado, analisando as informações para aprovação do contrato social.
Na junta comercial o primeiro passo é solicitar a validação da viabilidade de algumas informações, que são integradas junto a prefeitura e após a aprovação, o processo segue para a consulta nacional com o preenchimento do Documento Básico de Entrada no CNPJ(DBE).
Com a DBE aprovada é necessário realizar o pagamento da taxa da junta comercial, que pode variar para cada estado, em Santa Catarina essa taxa custa R$ 168,00 reais para sociedades empresárias.
Licenciamento na prefeitura
Licenças ambientais, sanitárias e de bombeiros variam conforme o CNAE da empresa; prestadores de serviço são geralmente dispensados, precisando apenas de alvará de funcionamento.
O valor dessa taxa leva em conta as atividades da empresa, o enquadramento e número de funcionários, nos casos em que há mais de uma atividade essa cobrança é maior, pelo fato ser cobrada uma taxa para cada atividade.
Sendo assim, é fundamental para quem está começando avaliar e planejar as atividades e o enquadramento da empresa. Dessa forma, evitam-se cobranças indevidas e problemas fiscais no futuro.
Os valores de licenciamento na prefeitura podem variar de acordo com cada município, em São Paulo essa taxa fica R$ 195,38 já em Joinville é cobrado R$ 90,00 por atividade no CNPJ.
Certificado digital
O certificado digital é um custo adicional na abertura da empresa, essencial para assinar documentos eletronicamente e garantir sua autenticidade.
O certificado digital é obrigatório para empresas que emitem notas fiscais eletrônicas e é utilizado também para acessar serviços online da Receita Federal.
O valor de um certificado digital para pessoa jurídica pode variar de R$ 170 a R$ 600,00 dependendo de sua validade e autoridade certificadora.
Capital social
O capital social é o investimento inicial de cada sócio, registrado no contrato social e considerado nos custos iniciais da abertura da empresa.
O capital social é definido conforme o valor investido por cada sócio. Não existe um valor mínimo estipulado, podendo ser feito tanto em dinheiro quanto em ativos. Além disso, a flexibilidade na forma de contribuição facilita a entrada de novos sócios na empresa.
Se o capital for em dinheiro, os sócios devem depositar suas quotas na conta da empresa dentro de 12 meses após o registro na junta comercial.
Se você ficou ainda com alguma dúvida em relação às etapas e os custos para abrir uma empresa, no nosso canal do YouTube você encontra um vídeo completo com tudo o que você precisa saber antes de abrir a sua empresa.