Formalizar o seu negócio aumenta consideravelmente o seu faturamento. Pelo menos, é o que indica um estudo do SEBRAE:
- 55% dos 11,5 mil entrevistados declararam ter faturado mais após o registro da sua empresa.
- 52% passaram a ter maior controle sobre as contas.
- Mais de 70% disseram planejar faturar mais de 60 mil reais anuais nos próximos anos.
Você sabe por que isso acontece? Nós explicamos:
Apesar da crise econômica que estamos vivenciando no Brasil, todos os dias novas empresas são constituídas. O empreendedor que inicia seu negócio com o objetivo de gerar lucro muitas vezes acredita que a alta carga tributária vai diminuir as chances da sua empresa sobreviver e acaba não dando a devida importância para a formalização do seu negócio. No entanto, demonstramos abaixo quais são os reais benefícios de regularizar o seu negócio e alcançar o sucesso.
#Dica 1: Economize com impostos
Existem muitos casos que o empreendedor trabalha com o seu CPF e dessa forma os rendimentos auferidos são tributados de acordo com a tabela do imposto de renda (Medida Provisória 670/2015 convertida na Lei 13.149/2015) que tem percentuais que variam de 7,5% a 27,5%.
Para empresas constituídas e tributadas pelo Simples Nacional, essa carga tributária total é consideravelmente reduzida de acordo com o faturamento.
Exemplo: Empresas com atividade comerciais podem iniciar a operação com uma carga tributária de 4% sobre o faturamento e no ramo de serviços nessa mesma situação a empresa terá a partir de 6% de carga tributária. A tabela do simples nacional funciona de forma escalonada, quanto maior o faturamento maior o valor pago de imposto, mas na maioria dos casos abrir uma empresa é muito mais vantajoso quanto aos valores de tributos pagos.
#Dica 2: Gestão da Pessoa Física x Pessoa Jurídica
A segunda dica refere-se à separação da pessoa física e jurídica do empreendedor. É muito importante a diferenciação da pessoa física e jurídica para fins de gestão financeira da empresa. Com as contas organizadas e separadas existem vantagens de redução de carga tributária. Isso ocorre porque a retirada a título de distribuição de lucros não tem incidência de imposto de renda, possibilitando assim a isenção desses valores quanto ao Imposto de Renda Pessoa Física. Todavia, é importante ressaltar que a empresa deve estar com a contabilidade apurada e apresentando lucro para proceder com a distribuição. Por isso, sempre trabalhe com escritórios de contabilidade formados por profissionais de qualidade.
#Dica #3: Credibilidade junto aos bancos, fornecedores e clientes
Um empreendimento geralmente envolve uma marca que começa a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, a formalização pode trazer ao empreendedor credibilidade junto a sociedade, os clientes ficam mais seguros, pois estão negociando com uma empresa que muitas vezes tem uma marca a zelar.
Os fornecedores se sentem mais seguros, pois uma empresa constituída e com a contabilidade em dia possui índices para apresentar e garantir a liquidez para fins de pagamentos. Já os bancos, para as empresas constituídas fornecem diversas linhas de créditos, capital de giro e investimentos. Cenário totalmente diferente da pessoa física, onde em muitos casos o crédito é mais restrito.
Agora é sua vez! Formalize o seu negócio e obtenha vantagens! Faça contato com a gente pela página de CONTATO ou pelo telefone: (47) 3030-0019. Nós podemos te ajudar!
Abraço e até a próxima!